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II Salao Rio Danca
II Salão Rio Dança
Uma Semana de Oficinas e Bailes de
Dança de Salão no Rio de Janeiro (janeiro 2004)
Professores 2004 :
Oficinas de Danças:
Samba de Gafieira (Jimmy de Oliveira), Bolero Carioca (Érico Rodrigo e Rachel Buscácio), Tango (Márcio Carreiro), Salsa/Roda de Casino (Flávio Miguel), Zouk (Adílio e Renata),
Forró (Luís Florião), Aspectos Didáticos e Metodológicos (Rachel Mesquita), Música, Percussão Corporal (Bruno Barros), Forroda (Solange Gueiros - convidada especial)
Soltinho (Mauro Lima), Samba-no-pé, Floreios para damas, Movimentos para Shows (Kilve Costa), Palestra sobre dança de salão (Maria Antonietta) etc.
Com os melhores professores do Rio de Janeiro.
| Adílio Porto (zouk).
Deu seus primeiros passos de dança na academia de Jaime Arôxa tendo se destacado em samba de gafieira e principalmente na Lambada que hoje em dia chamam de lambada-zouk
devido ao estilo musical no qual é dançada. Adílio tornou-se a referência máxima no estilo no Rio de Janeiro desenvolvendo sua própria marca em cima da
metodologia Jaime Arôxa de ensino.
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| Bruno Barros (Percussão corporal).
integrou a Cia. de Dança Carlinhos de Jesus por 8 anos e juntamente com esta participou de inúmeros shows e eventos no Brasil e no exterior tendo acumulado
grande experiência. Desde 1995 se dedica ao sapateado, tendo este se tornado uma nova paixão. Desta experiência surgiu a Cia Steven Harper, onde atualmente desenvolve o
sapateado e a percussão corporal através deu ma linguagem cênica mais contemporânea.
Além das aulas de Dança de Salão e Sapateado Bruno fez aulas de Balé, Jazz, Dança Moderna e Percussão buscando um melhor desenvolvimento técnico e artístico.
Percussão Corporal
É uma proposta de musicalização fundamentada na capacidade que temos de utilizar o corpo como instrumento musical.
A batida do coração, a respiração e mais adiante o andar e o articular da fala e dos movimentos, são todos processos que, autômatos ou não, envolvem regularidade e repetição. Baseado nessas possibilidades este curso explora os sons produzidos pelo corpo como palmas, estalos, batidas de pé, batidas no peito e efeitos de voz para criar ritmo.
Esse aprendizado nos trás muitos benefícios como: estimular a capacidade de memorização e assimilação corporal do ritmo e desenvolvimento da coordenação motora e da percepção rítmica e melódica.
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| Carlinhos de Jesus (samba no pé).
Carlinhos lecionará os famosos passos de samba no pé, com toda a ginga e didática que só ele tem.
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| Érico Rodrigo (bolero carioca).
Tendo iniciado na academia de Jaime Arôxa ainda pré-adolescente, hoje já adulto é um exemplo de dançarino perfeito, dançando o melhor do bolero carioca
(e as demais danças de salão) com elegância,
postura e musicalidade. Como professor não é diferente utilizando uma ótima didática.
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| Flávio Miguel (Salsa e roda de casino).
Profissional de dança desde 1991, dando início na mesma época a sua formação como professor na escola Cia. Aérea de Dança.
Como dançarino integrou a Cia Aérea de Dança, atuando no espetáculo "Mistura e Manda", Jorge Ben Jor na turnê "W Brasil" e "Homo-Sapiens"(95/96), Banda Só Pra Contrariar na turnê de 97 no Metropolitan - RJ, entre outros.
Flávio é colunista do Jornal Dança Arte & Ação, escrevendo sobre as novas tendências da Dança de Salão na coluna "Dança a 2 FM".
Atualmente dedica-se a salsa e a roda de cassino, dando aulas e realizando os mais importantes bailes de ritmos latinos do Rio de Janeiro.
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| Jimmy de Oliveira (samba de gafieira).
Quando começa a dançar samba de gafieira, mostra porque se diz que o negro tem a dança, e principalmente, o samba no sangue. Nasceu em 2 de março de 1965.
Sua primeira academia foi em Botafogo; agora localiza-se no Catete.
Desenvolveu um estilo próprio de dançar e dar aulas. Seu estilo de samba de gafieira domina quando se está dançando samba rápido.
Se você quer aprender samba de gafieira, é passagem obrigatória.
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| Kilve Costa (Movimentos para Shows).
Prof. de dança de salão, diretor da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, Kilve é especializado em salsa cubana e nos ritmos que formaram nosso soltinho.
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| Luís Florião (forró).
Dedica-se há muitos anos ao estudo das raízes do autêntico forró nordestino bem como seus novos estilos. É sócio da academia
Sindicato da Dança e escreve a coluna
"Considerando o Salão" do jornal Dança Arte & Ação.
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| Márcio Carreiro.
Nascido em 1964, Márcio é músico desde 1982, dançarino desde 1989 e professor desde 1990. Tendo começado com a lambada, dedica-se ao tango argentino desde
1995, sendo reconhecido como professor e coreógrafo, além de atuar como DJ das melhores milongas cariocas.
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| Maria Antonietta (palestra).
Mestra Antonietta falará sobre a dança de salão em palestra de uma hora aos participantes do Salão Rio Dança.
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| Mauro Lima (soltinho) e Adriana Aguiar.
Experiente dançarino e professor, há muitos anos estuda as variações do swing americano e do rock and roll, atualmente estuda lindy hop. Mauro
mostrará as diferenças e semelhanças do soltinho carioca com suas danças-mães, além de ensinar passos aplicáveis em nosso soltinho.
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| Mônica Oliveira (floreios para damas).
foi aluna do bailarino Pedro Maurício, do Corpo de Baile do Teatro Municipal e dos dançarinos Jimmy de Oliveira e Iolanda Reis, faz parte do staff de dançarinos de novelas da Globo -
dançou, entre outras, em Kubanakan e O Clone - e é professora, há seis anos, de Dança de Salão na Academia de Dança Jimmy de Oliveira.
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| Rachel Mesquita (Aspectos didáticos e metodológicos).
Professora de dança de salão especializada em aulas para crianças, formada em educação e física, com mestrado em pedagogia do movimento humano.
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| Solange Gueiros (Forroda).
Professora de dança de salão paulista é a convidada especial do II Salao Rio Danca.
Diretora e Professora da Passos & Compassos, inaugurada em 1995 e criadora da metodologia de ensino “penso, logo danço”, onde o aluno aprende através de raciocínio e consciência corporal. Estuda a Rueda de Casino desde 1998 e pesquisou a aplicação desta dança de roda para desenvolver a Forroda, com a proposta de criar a roda com um ritmo brasileiro, para divulgar e valorizar nossa própria cultura.
A Forroda é a roda de Forró. Os casais ficam posicionados em roda, e um líder “canta” as figuras que vão sendo executadas pelos casais. Inspirada na Rueda de Casino da Salsa e nas Quadrilhas Brasileiras, foi “traduzida” para o Forró. As figuras têm nomes típicos nordestinos, resgatando e valorizando a cultura e os termos nordestinos, associando-os a passos de Forró. É uma dança de grupos de casais, onde na maioria das figuras troca-se de par, tornando-se uma grande brincadeira. Possui um caráter social, com o objetivo de divertir as pessoas.
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Realização:
Agenda da Dança de Salão Brasileira
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