Compasso do Leitor

 Baile da Ana Júlia

Promoção da Dançaria Passos & Compassos e jornal Dance, o Baile da Ana Júlia, beneficente, foi um grande momento de solidariedade e confraternização entre alunos e não-alunos da escola. Diversas pessoas, mesmo sabendo que não poderiam comparecer, por já terem outros compromissos, compraram convites só com o intuito de colaborar. Mesmo quem não foi, portanto, mandou seu coração, conforme apelo do jornal.

Ana Júlia, filha do bolsista da Passos & Compassos Dorival Nochieri, é cega, não fala, tem problemas de coordenação motora e dificuldades de locomoção. Suas despesas mensais são muito elevadas, e a renda do pai, viúvo, é modesta. O baile rendeu R$ 1.830,00, um valor modesto e dentro do previsto. Não resolve os problemas de Dorival, claro, mas também não é uma renda desprezível, e que foi integralmente repassada. Destaque-se ainda a atitude bonita de diversos alunos, que trabalharam voluntariamente no baile, nas mais diversas funções, até servindo nas mesas. Valeu muito pelo carinho dos dançarinos, aqui homenageados com esta foto, produzida num momento de descontração e alegria.

Quem tiver outra idéia para ajudar Ana Júlia terá todo apoio deste jornal, inclusive anúncio gratuito

São Paulo terá 161 grupos no Festival de Joinville

A Comissão de Seleção do 21º Festival de Dança de Joinville encerrou em maio a avaliação das 1.527 coreografias inscritas para as competições, de 17 a 27 de julho. No total, foram selecionadas 799 coreografias de 19 estados brasileiros e do Paraguai. São Paulo teve 161 grupos selecionados,c om 367 coreografias.

Coordenada pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, a seleção reuniu coreografias das modalidades balé clássico, balé clássico e de repertório, dança contemporânea, jazz, dança de rua, danças populares e sapateado (onde se insere a dança de salão). As categorias são Júnior, Sênios e Avançado. Todos os trabalhos selecionados alcançaram pelo menos a nota sete. As categorias aprovadas na categoria infantil concorrem em evento separado, o Festival Meia Ponta, que terá sua quarta edição, de 18 a 20 de julho, no Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen.

Participaram da Comissão de Seleção os curadores do Conselho Consultivo Carlos Moraes, Ivonice Satie, Roseli Rodrigues e Alejandro Ahmed.

Com 21 anos, o Festival é voltado principalente para as escolas de dança. Além da grande mostra competitiva, que ocupa 8 das 11 noites, e tem contribuído para projetar talentos individuais e coletivos, o evento tem forte aspecto pedagógico. O curso de dança, por exemplo, conta com 25 módulos e oficinas ministrados por nomes sque são expoentes em suas respectivas modalidades. As inscrições para os cursos podem ser feitas até 12 de julho. O Festival tem ainda três noites especiais.

Devido ao sucesso, a Mostra de Dança Contemporânea, de 23 a 26 de julho, retorna com força total. Trata-se de espaço destinado a grupos e bailarinos profissionais que trabalham com produção em dança, utilizando novas linguagens, técnicas mistas ou propostas cênicas experimentais, sem condicionamentos estéticos ou limites de tempo.

Novamente, o Festival promove também apresentações em diversos palcos alternativos (oficiais), equipados com todos os recursos técnicos. Para subir nestes palcos, os grupos tiveram que se submeter à seleção prévia. Além disso tudo, procurando abrir espaço para reflexões e discussões sobre a dança, a organização do Festival, a exemplo do ano passado, reservou o dia 22 de julho, terça, para palestras, fóruns, debates e workshops. Entre os diversos eventos paralelos, haverá exposição de figurinos e mostra de vídeo, sempre tendo a dança como tema.

Serviço

21º Festival de Dança de Joinville

17 a 27 de julho

Tel. (47) 423-1010

www.festivaldedanca.com.br

Centreventos Cau Hansen

Av. José Vieira, 315

CEP 89204-110

Televenda de ingressos de 23 a 30 de junho (aos participantes), e a partir de 1º de julho (ao público), pelo fone (47) 423-1838

 

Indicações e parcerias

assine nosso boletim gratuitamente

Imprima esta matéria