.
.
e-mailMande sua mensagem.

Setembro 1997.
.
.

Dança do Ventre proporciona benefícios profundos à mulher.

.
.

Mercedes Chavarria (em primeiro plano) e algumas de suas aplicadas alunas.

Mercedes Chavarria

A Dança do Ventre, também conhecida como a Dança do Leste, teve seu ritual inicializado pelas sacerdotizas egípcias, há sete mil anos. Além de dançar, cantavam e declamavam em homenagem à Deusa-Mãe - ou Grande Mãe - e à Deusa Ísis - ou Deusa da Lua -, bem como a todas as divindades femininas que protegiam a natureza e seus filhos.
Este ritual era praticado principalmente em períodos de cheias dos rios e de Lua Cheia, pois em tais ocasiões era reverenciada e celebrada a fertilidade, tanto da mulher quanto da terra, que deveriam ser semeadas.
Após algumas guerras e invasões em territórios egípcios, esta prática ritualística aos poucos foi perdendo o seu aspecto religioso e sagrado, tornando-se um instrumento fácil e rápido de sedução. E, ao ultrapassar as fronteiras Orientais, a Dança do Ventre teve seu objetivo deturpado por uma sociedade que ainda busca satisfazer o Homem e não ao seu Criador, o que a fez ser encarada por muitos como uma dança vulgar e essencialmente erótica.
Não houve, felizmente, só perdas com as invasões sofridas pelo povo egípcio.
A Dança do Ventre ganhou ritmos mais acelerados, instrumentos de percussão foram introduzidos, assim como roupas e acessórios tornaram-se mais coloridos e brilhantes.
A despeito da imagem deturpada que dela alguns fazem, têm, tanto no Brasil como em outros países, a Dança doVentre, na verdade, proporciona benefícios profundos: a mulher redescobre seu aspecto feminino, abre seu portal de auto-estima, libertando-se de conceitos pré-concebidos de beleza e estética.
Fisicamente, a Dança do Ventre ajuda a eliminar tensões pré-menstruais, auxilia em períodos de pré-natal e pós-parto, massageia os órgãos internos e mesmo para problemas de prisão de ventre alguns exercícios são recomendados.
Os movimentos da dança, pode-se dizer, são benéficos para todo o corpo, desde os olhos até as articulações e tendões.
Além disso, sua sincronicidade enseja uma maior concentração, estimulando uma rápida melhora na memorização.
Por fim, a Dança do Ventre propicia o desenvolvimento da intuição, trazendo mais graciosidade, liberdade e feminilidade, características esquecidas em um mundo tão preso ao racional.
Com dedicação, persistência e paciência, a mulher sentirá emergir de sua essência a transparência e leveza necessárias para estimular entre os Homens mais dignidade e integridade, despertando com luminosidade sua "Deusa Interior".

Mercedes Chavarria (284-7758)
é professora de Dança do
Ventre da Pro-Arte Academia (254-1012)


Expediente:

Dança e Saúde

Ricardo Leão Representação e Serv. Ltda.

Direção Executiva: Ricardo Leão

Direção de Arte, Diagramação e Redação:
Marcos C. Campos

Jornalista Responsável
Eliane Araújo
Reg. MTb nš 14711

e-mailMande sua mensagem.


Hosted by
Agenda da Dança de Salão Brasileira