Principal Edição Atual Edições Anteriores Participe Informativo Fale Conosco Rio de Janeiro - |
BORDERÔ O
Cine Arte Lilian Lemmertz, comemora cinco anos de existência realizando entre
08 de março e 10 de abril, o “Ciclo Popular de Cinema Brasileiro”. Serão
exibidas importantes produções de nossa cultura cinematográfica com ingressos
ao preço simbólico de R$ 2,00. O cinema faz parte do Espaço 2 de Artes (Teatro
Plínio Marcos e Sala Linneu Dias) e está localizado à Rua Clélia, 33 –- Shopping Pompéia Nobre (Piso Térreo) – Bairro
Pompéia. O telefone para informações é (11) 3873 9817. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro incluirá a dança
contemporânea na série “Domingo no Municipal”. A programação que
acontece sempre às onze horas da manhã, no primeiro domingo de cada mês
facilita a freqüência aos espetáculos na casa mais tradicional da dança, pois o
valor da entrada é apenas um real. Fauzi Mansur (mestre de balé do Municipal) e
os críticos especializados Silvia Soter e Roberto Pereira são os responsáveis
pela curadoria - as peças serão escolhidas dentro do repertório recente dos
grupos cariocas. As apresentações estão previstas para começar a partir de três
de abril. O Theatro fica na Praça Marechal Floriano sem número, no Centro. Tel:
(21) 2299 1708, 2299 1709 ou (contato@theatromunicipal.rj.gov.br). Foram sete os agraciados com a Bolsa
Vitae de Artes na área de Dança para o período de 2004/2005. O incentivo
que só é dado a pessoas que não estejam recebendo nenhuma outra bolsa no
momento pode ter duração de seis meses a um ano. Entre os ganhadores, três são
de Minas Gerais: “Es quis qu' eu issee coes”, de Rui Moreira dos Santos, “O
corpo negro da dança” de Marco Antonio Garcia e “Sobre o não ver” de Marise
Dinis Sousa. Os outros vêm de quatro diferentes estados: São Paulo com “Takao
Kusuno, o marginal da dança” de Hideki Matsuda, Ceará com “Fala do Corpo” de
Silvia Jaqueline Moura de Oliveira, Goiás com “Intersecções entre a ausência e
o sentido” de Kleber Damaso Bueno e Rio de Janeiro com “Danças Modulares” de
João Viotti Saldanha. No
fim de janeiro, o jovem bailarino carioca Thiago Soares (foto) ganhou o
prêmio instituído pelos críticos de dança do Reino Unido - o “Critics' Circle
National Dance Awards”. Destaque masculino no Balé Clássico, Thiago que uniu-se
ao Royal Ballet em 2002 e foi promovido a primeiro solista ano passado, foi
escolhido pelo refinamento de sua técnica clássica, talento, magnetismo e
presença de palco, além de capacidade de interpretação. A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo coordena as Oficinas
Culturais - uma série de ações como palestras, cursos, oficinas, ensaios
abertos, leituras dramáticas etc, atividades que propiciam desde a iniciação ao
aprimoramento ou a pesquisa no campo artístico. As inscrições estão abertas
para a programação do primeiro semestre. São quase mil opções nas áreas de
teatro, artes plásticas, dança, música, cinema, vídeo, fotografia, literatura,
circo, cultura geral, meio ambiente e rádio, com mais de 33 mil vagas em
todo estado. Os interessados passam por um processo de seleção e é necessário
pagar taxa de matrícula no valor de dez reais. Mais informações sobre o programa
podem ser obtidas na página: (www.oficinasculturais.sp.gov.br). Dia 18 de março de 2005 é a data prevista para o início do curso
de pós-graduação em danças de salão - teoria e técnica, na Faculdade
Metropolitana de Curitiba - FAMEC. As matérias do primeiro período são:
Cinesiologia da Dança; Composição Coreográfica; Danças Brasileiras; Gramática e
Técnica de Bolero e Ritmos Europeus; Introdução à História da Dança de Salão;
Introdução ao Estudo do Tango Dança; Metodologia de Pesquisa Científica;
Metodologia do Ensino da Dança; Metodologia do Ensino Superior; Necessidades
Especiais e a Dança; Produção e Montagem de Espetáculo; Psicologia e Dança;
Ritmo e Danças de Origem Norte-Americanas; Salsa e Ritmos Caribenhos. As
inscrições poderão ser feitas até o dia 11 de março de 2005. Saiba mais
visitando a página: (www.famec.com.br).
Telefone: (41) 283 1200. O I
Congresso Internacional de Danças Brasileiras aconteceu no início deste ano
no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro - o maior de seu gênero na
América do Sul, o centro é um espaço privilegiado com infra-estrutura ideal
para atender às diversas especificidades da dança. O evento que teve o apoio da
Prefeitura do Rio através da Secretaria das Culturas, foi um marco para a dança
de salão por diversas razões, destacando-se o lançamento oficial da Associação
Nacional de Dança de Salão – Andanças e as homenagens prestadas à mestra Maria
Antonietta e à coreógrafa Regina Miranda por sua contribuição para a arte da
dança. O encontro teve ainda como pontos altos a presença de profissionais
vindos de várias partes do país e do mundo. A média de participação nas
atividades foi de 600 pessoas, sendo que desse número, dez por cento eram
estrangeiros. Os organizadores mantém uma página na Internet onde podem ser
vistas as fotos e informações do congresso que promete ser o primeiro de
muitos: (www.dancecom.com.br/cidb). Em
2005 será da área de dança o Prêmio Nacional Jorge Amado de Literatura e
Arte. Instituído pelo Governo do Estado da Bahia, o reconhecimento pode ser
dado a pessoa física ou jurídica com destaque nacional por sua excelência no
segmento da literatura, cinema, vídeo, dança, teatro, música ou artes
plásticas. Até abril, as instituições culturais do país enviam suas indicações
para avaliação do júri que decidirá a quem conceder a honraria, que inclui
premiação no valor de cem mil reais. O escolhido será revelado em solenidade
pública, dia 10 de agosto, data de nascimento de Jorge Amado. Mais informações
podem ser obtidas junto ao secretariado do prêmio: (71) 3405788 ou
(premiojorgeamado@sct.ba.gov.br) e (aspect@sct.ba.gov.br). O produtor Jorge Teixeira está procurando por
bailarinos de talento e experiência em shows para fazer parte do elenco de
navio de turismo que fará cruzeiro
pela Malásia. O tempo de contratação pode ir de seis meses a um ano. Os
interessados devem enviar currículo e fotos para (caio.nunes@uol.com.br). A
bailarina e coreógrafa uruguaia Graziela Figueroa, que marcou toda uma
geração de bailarinos e atores nas décadas de 70 e 80, esteve de volta ao Rio
de Janeiro na última semana de fevereiro para participar de evento
multicultural promovido pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Rio
de Janeiro – UNIRIO com o apoio da Funarte. A mestra teve a agenda cheia no
curto período de 21 a 27, em que além de ministrar oficina na Faculdade, foi
convidada especial na apresentação de dissertação de mestrado sobre seu
trabalho, participou de mesa redonda sobre o Grupo Coringa, do qual foi
fundadora, prestigiou o lançamento do livro Dança da Terra, incansável,
ministrou ainda uma aula para jovens inscritos em projetos sociais no Centro
Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, fez uma apresentação aberta ao
público no Teatro Cacilda Becker e fechando as atividades, recebeu a homenagem
da comunidade artística, um tributo por sua importante colaboração às artes
cênicas. "Biografia da Dança" é um projeto de oficinas culturais, que leva à cidade
de Ipatinga, no interior de Minas Gerais, coreógrafos renomados no cenário
nacional para repassarem conhecimento. Os cursos são geralmente divididos em
dois módulos, um para profissionais e estudantes e outro para iniciantes. Luiz
Arrieta e Roseli Rodrigues são exemplos de personalidades que participaram da
iniciativa, que este ano deve estender-se para outras cidades, como Itabira,
por exemplo. O projeto ainda está recebendo propostas para o ano de 2005, e
mais informações podem ser obtidas junto à Assessoria de Projetos Culturais,
com Rodolfo Bello, através do endereço eletrônico:
(rbcorrea@assessoriacultural.com.br). A
Casa do Conde de Santa Marinha, um casarão construído em 1896 será o novo Centro
de Cultura e Patrimônio Histórico em Belo Horizonte. Após passar por
completa restauração e aparelhamentos, o prédio, que tem 1.700 metros
quadrados, deverá sediar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan), responsável pelas obras de restauro; uma sede da Funarte, que
presentemente tem escritórios somente em Brasília, Ceará, Rio e São Paulo; mantendo
ainda a representação do Ministério da Cultura. No extenso terreno também
existem galpões que cobrem 5.000 metros quadrados, espaço onde a Funarte
pretende desenvolver programa de oficinas na área das artes cênicas, acolher
projetos de dança, instalar uma lona para atividades da Escola Nacional de
Circo e ainda fornecer hospedagem para artistas em trânsito. A previsão é que
as obras tenham início ainda este semestre. Dia
22 de fevereiro foram nomeados os membros do Conselho Consultivo do Centro
Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Formado por personalidades
atuantes na área de cultura e ensino, o conselho multidisciplinar colaborará
para que sejam alcançadas as metas estabelecidas para a instituição no próximo
biênio; seus 27 integrantes são: Ana
Kfouri - atriz, bailarina e diretora de teatro; Angel Vianna - coreógrafa e
mestre de dança, diretora do Espaço Novo e da Faculdade de Dança Angel Vianna; Carlinhos de Jesus – bailarino,
coreógrafo e mestre de dança de salão; Carlota Portella - coreógrafa e diretora da Cia
Carlota Portella - Vacilou Dançou; Carmen
Luz - coreógrafa, diretora da Cia Étnica de Dança e Teatro
e do Centro Cultural José Bonifácio; Cássia
Navas - pesquisadora, coordenadora das Oficinas Culturais
Oswald de Andrade SP; Denise Telles
- atriz/bailarina e diretora de teatro/dança, mestra em teatro pela UFF; Edino Krieger - compositor e
maestro, diretor da Bienal de Música Contemporânea Brasileira, presidente da
Academia Brasileira de Música; Eduardo
Romero - diretor do departamento de marketing corporativo
do Grupo Pão de Açúcar; Eduardo
Wotzik - ator e diretor de teatro; Emílio Kalil - produtor
cultural, ex-diretor do Theatro Municipal RJ; Fátima França - diretora de
projetos do Instituto RioArte; Gisele
Tápias - diretora da plataforma brasileira para os
Rencontres Choreografiques Internationales de Seine-Saint-Denis, do Centro
Internacional de Culturas e Informação Tápias e do projeto Dança em Trânsito; Ilana Strozemberg - antropóloga,
pesquisadora e mestre de comunicação da UFRJ; José Augusto Costa - presidente
da OSB; Katya Gualter -
Chefe do Departamento do Curso de Arte Corporal / UFRJ, mestre em tecnologia
educacional; Luciana Hidalgo -
editora da Revista Gesto; Luís
Florião - Presidente da Andanças (Associação Nacional de
Dança de Salão), diretor do Congresso Internacional de Danças Brasileiras e do
projeto Brasil a Dois; Luiz Alberto
Sanz - doutor em comunicação social, professor titular do
Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, coordenador do Grupo de
Experimentação e Pesquisa em Linguagens Cênicas da ABRACE (Associação Brasileira
de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas); Marcos Teixeira - diretor da
Divisão de Danças do Instituto RioArte; Marcus Vinícius Machado – professor do curso
de Bacharelado em Dança da UFRJ; Mauro
Costa - Diretor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense;
Coordenador da Híbridos - oficina de arte contemporânea e mídia; Renato Vieira - bailarino e coreógrafo; Regina de Assis - Presidente da
Multirio; Rita de Cássia Samarques
- presidente do Instituto RioArte; Tereza Taquechel - coreógrafa e
terapeuta corporal, diretora da Cia Pulsar; Vera Gissoni - chanceler da Faculdade Castelo
Branco.
Rua Carmela Dutra, nº 82 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP.: 20520-080 TeleFax: 21 2568-7823 / 2565-7330 http://www.dancecom.com.br/daa E-mail: daa@dancecom.com.br |