Jornal DAA
Jornal Dança, Arte & Ação
Principal
Edição Atual Edições Anteriores Participe Informativo Fale Conosco
     Rio de Janeiro -
Jornal DAA bordero - 64

BORDERÔ


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Ministério das Comunicações lançam, de 5 a 8 de agosto,  a 2ª edição da mostra de dança contemporânea “Correios em Movimento”. Com idealização e direção artística de Giselle Tápias, o evento reúne diferentes propostas conceituais de dança, farta programação de videodança, exposição de fotos, lançamento literário, além de abrigar, excepcionalmente, o “Move” (reunindo vídeo, debate, dança e improvisações que acontece toda primeira sexta feira de cada mês no Espaço Café Cultural). Correios em Movimento tem noite de estréia somente para convidados e oferece entrada franca para o público a partir de sexta-feira, dia 6, trazendo artistas estrangeiros e brasileiros. Apresentam-se Rami Levi (Tel-Aviv/Israel) e Ana Rita Barata (Lisboa/Portugal), os cariocas Carlinhos de Jesus, Cia Regina Miranda e Atores Bailarinos, Ana Kfouri com Grupo Alice 118 - “Comoção” (foto), Carlos Laerte com Laso Cia de Dança - “Carteado”, Márcia Milhazes -“Tempo de Verão”, Engenho das Artes, Ana Kfouri e Ana Paula Bouzas - “Vozes do Tempo” e os paulistas Barbatuques e Luís de Abreu. Haverá ainda workshop com Rami Levi (destinado a profissionais) e o lançamento do livro “Teatro do Movimento, um método para o intérprete-criador” de Lenora Lobo e Cássia Navas. A mostra acontece no Centro Cultural dos Correios, rua Visconde de Itaboraí 20, Centro. Tel (21) 2503 8770. O espaço tem capacidade para 200 pessoas e as senhas para entrada são distribuídas de 12 às 18 horas. Classificação etária: 12 anos. Para as oficinas é necessário inscrever-se no Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro à Rua São Clemente 409, Botafogo, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2526 2666 ou ainda no endereço eletrônico cdpdrj@globo.com.

 

O Conexão Dança oferece gratuitamente espaço para divulgação de projetos já credenciados para captarem recursos através das leis de incentivo. Os interessados em inscrever-se no Banco Projetos de Dança deverão fornecer as principais informações do projeto: nome, em qual lei de incentivo está aprovado, proponente, resumo do projeto (constando ações, metas e período de execução), curriculum da instituição ou da pessoa física proponente, período em que está apto a receber recursos, valor aprovado e valor já captado e também dados para contato. Uma bela iniciativa do Conexão em apoio à toda categoria. Para mais informações acesse: http://www.conexaodanca.art.br

 

Abastecendo com arte - O Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro e os projetos do Espaço Café Cultural, aprovados pela Lei Rouanet, ganharam o patrocínio da Petrobrás, empresa brasileira com o melhor resultado econômico do país. Graças à destinação de verba para as artes, a estatal permitirá que as instalações do Espaço Café Cultural sejam ampliadas, de forma a abrigar e atender melhor todo o expressivo acervo do CDPD-RJ e seus visitantes e ainda incrementará as demais atividades da casa: os projetos comunitários dos morros da Formiga e Dona Marta de formação de novas platéias, formação artística e operacional e ainda a destinação de parte da programação cultural da sala de espetáculos para a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos participantes dos cursos. O patrocínio abrangerá ainda o projeto de reciclagem e manutenção para profissionais de dança.

Escolher as músicas e determinar quando serão mudadas definindo assim, a atuação da bailarina. Achou interessante essa “co-direção” do espetáculo? Então ainda há tempo de assistir o espetáculo interativo  “Qual é a música” de Paula Águas que, após percorrer o Brasil em turnê, volta ao Rio, desta vez no Planetário da Cidade. Apostando no ineditismo de cada apresentação, Paula investe no improviso que segundo ela é limitado pela experiência adquirida ao longo da carreira que cria uma “dramaturgia corporal” própria de cada artista. Para o público é diversão garantida com o inusitado e as muitas mudanças: rock, MPB, samba, música erudita e instrumental, jazz, samba e hip hop se sucedendo sem ordem e nos momentos menos esperados. Vale a pena conferir: as últimas apresentações serão nos dias 04, 11, 18 e 25 de Agosto (Quartas-feiras) às 21 horas no Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Cidade) - Rua Padre Lionel Franca 240 - tel. (21) 2274 7722. Ingressos a R$ 15. Estudantes, idosos e classe artística pagam meia-entrada. Duração: 40 minutos. Classificação etária: 12 anos.

Para comemorar seus 16 anos de criação, a Cia. dos Homens, pioneira da dança contemporânea em Pernambuco, apresenta, com financiamento do Funcultura, o espetáculo Labirindo. A montagem que une o universo da dança contemporânea com a escultura tem direção e coreografia de Cláudia São Bento. Abordando os caminhos que o artista trilha em seu processo de criação, o trabalho está sendo concebido a partir da obra de quatro escultores: Valerie la Verne, Demétrio Albuquerque, Zeferino e Braz Marinho. Dias 29 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro, às 21h, no Teatro de Santa Isabel - Praça da República, s/n, Santo Antônio, Recife. Tel. (81) 3224 1020.

 

A Atma Cia de Dança (foto), jovem companhia criada por Ana Andréa há apenas 2 anos, já coleciona, nesse curto espaço de tempo, vários prêmios e consolida seu nome na dança contemporânea nacional. O trabalho de Andréa pode ser conferido na tríade de coreografias que a Atma apresenta no Espaço Cena Rio: “Sagrado”, estudo sobre a filosofia a partir do budismo, apresentado à luz de velas, “Action Painting” que visita o pintar de Jackson Pollock e “Somos três, embora um” inspirado na obra do violinista Gidon Kremer. Lançando mão da arquitetura como elemento do espetáculo cada coreografia ocupará uma das três salas do Espaço. Ana Andréa responde pela concepção, coreografia, direção e ambientação cênica e é interprete juntamente com Bruna Fiúza e André Cunha (violino). O espetáculo fica em temporada com preços populares, de 13 a 22 de agosto no Espaço Cena Rio - Rua Alice 75, Laranjeiras, tel. (21) 2558 8513 com apresentações às sextas e sábados às 20 h, domingos às 19 h. Ingressos a R$ 10,00. Estudantes, idosos e artistas pagam meia entrada.

 

 

 


Jornal Dança, Arte & Ação
Rua Carmela Dutra, nº 82 - Tijuca - Rio de Janeiro -  RJ - CEP.: 20520-080
TeleFax: 21 2568-7823 / 2565-7330

http://www.dancecom.com.br/daa    E-mail: daa@dancecom.com.br


Agenda da Danca de Salao Brasileira