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BORDERÔ O
Palácio Universitário da Praia Vermelha, com seus salões espaçosos, janelões e
tábuas corridas, foi o agradável palco do Ciclo de Cinema e Dança que
aconteceu no mês de outubro. Sempre às terças-feiras eram feitas projeções de
filmes interessantes seguidas de palestras. Na estréia o tema “Montagem
coreográfica para o cinema” exibiu a "Ópera do Malandro"
de Ruy Guerra e a palestra ministrada por Marina Martins, que assessorou Regina
Miranda quando da criação da coreografia para a obra de Ruy Guerra, inspirada
na peça original de Chico Buarque. Na seqüência, o primoroso “Tango”, de Carlos
Saura foi a abertura para o testemunho de Jaime Arôxa; após dar seu depoimento,
o coreógrafo e dançarino brindou os presentes dançando belos tangos com sua
parceira Bianca Gonzalez. “Billy Eliot” de Stephen Daldry ensejou o tema “Reflexões
sobre gênero na dança”, desenvolvido por Maria Lúcia Galvão. Fechando o
ciclo, José Carlos Monteiro falou sobre “A dança na chanchada
brasileira” após a exibição do filme “Carnaval na Atlântida”, contando
ainda com uma exposição de figurinos e a presença do carnavalesco da Escola de
Samba União da Ilha do Governador que tem a chanchada como enredo para 2004.
Gratuita, a programação foi destinada aos universitários, estudantes de dança e
aberta aos interessados em uma boa pedida cultural. Objetivando promover a
reflexão e dar subsídios teóricos aos estudantes, a proposta de
contextualização da dança através dos filmes terá continuidade no ano que vem.
A promoção é do Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ, Centro de Memória/Escola de
Educação Física e Desportos/UFRJ e ainda do Grupo Lazer e Minorias
Sociais/EEFD/UFRJ. A curadoria fica a cargo das professoras Inês Galvão e
Patrícia Pereira. Rio de Janeiro e São Paulo já têm suas loterias
culturais. Os bilhetes de raspadinha ao custo unitário de R$ 1,00 são a
opção paulista para arrecadar um montante estimado em 10 milhões anuais
líquidos para a cultura. O incentivo deverá ser destinado principalmente a
produtores independentes nas áreas de artes plásticas, cinema, dança e teatro.
No Rio, as apostas são mais altas: R$ 3,00 cada uma e podem ser feitas através
do telefone (09500 123 002). Na página virtual (www.09500.tv), que ainda apresenta falhas
no funcionamento, estão disponíveis regulamento e contatos com a operadora
Loterj. O prêmio anunciado aos apostadores está em duzentos mil reais, sendo que oito
por cento do total arrecadado pela nova loteria vão reforçar o orçamento
cultural e a primeira área agraciada no estado será a de bibliotecas. Dança,
música, patrimônio e teatro estão na lista para os próximos sorteios. A Mimulus Cia de Dança estreou 17 de outubro o
espetáculo “De Carne e Sonho”, no Teatro Sesiminas, em curta temporada.
A nova obra fala das relações amorosas, de sentimento e de solidão. O tango
serve de inspiração e instrumento para que o coreógrafo Jomar Mesquita dê o seu
recado. A dança de salão ganha uma interface com o contemporâneo e a música ao
vivo do Quinteto Dialeto completa o clima. Na trilha sonora composições de
Astor Piazzola, Pixinguinha e Vivaldi, entre outros. A companhia que tem o
patrocínio da Bergmann, MSA Info, Saritur, Viação Serro e Consul – Usicultura
contou com os recursos da Lei de Incentivo Estadual da Cultura de Minas para
preparar esta nova montagem. Estendem-se até o dia 27 de março de 2004 as
inscrições para participar do VII Encontro Internacional de Dança em Paisagens
Urbanas “Havana Velha, Cidade em Movimento”. O evento que faz parte do circuito internacional Cidades que
Dançam acontecerá de 07 a 11 de abril do próximo ano e contará com
apresentações, oficinas e palestras. O encontro entre arquitetura e dança
pretende tornar a arte do movimento mais acessível e próxima do público além de
dar ensejo a trocas e intercâmbios artísticos entre criadores de diferentes
procedências. Os interessados devem enviar sinopse e fita de vídeo cassete
contendo trabalho com duração máxima de 30 minutos, para Dança Teatro Retazos.
Mais informações na página virtual: (www.retazosdance.cult.cu)
ou pelo endereço (retazos@cubarte.cult.cu) Correspondências para: Isabel Bustos
Romoleroux - Calle 82 # 1317 e/ 13 y 15. Playa. Habana, Cuba. Audição internacional: o famoso Cirque du Soleil está procurando bailarinos
para completar seus quadros. A audição acontecerá em Londres, no dia 23 de
novembro, somente para convidados. Para candidatar-se é necessário enviar
currículo, foto e vídeo para: Cirque du Soleil Auditions, 8400 2nd Avenue –
Montreal, Quebec H12 4M6 Canadá. A companhia que utiliza os estilos moderno, contemporâneo,
clássico, étnico, experimental, acrobático, jazz, entre outros; deseja
bailarinos com forte técnica clássica e/ou contemporânea. O Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de
Janeiro promove no fim de novembro
série de provas para indicação ao Tribunal do Trabalho com vistas à
obtenção do necessário registro profissional. No dia 22 testes para as
especialidades: ballet clássico - 10:00h., contemporâneo - 12:00h, jazz - 12:30h, moderno – 14:30h, e no dia
29: dança do ventre e dança de rua – 10:00h, sapateado e dança de show –
12:00h, lamba-dance – 14:00h. Os interessados podem inscrever-se diretamente no
Sindicato, à Av. Presidente Vargas 583-B salas 2206/2207 – Centro – RJ. Há que
ser paga uma taxa em dinheiro no valor de R$ 60,00. Mais informações através
dos telefones: (21) 2224 5913 ou 2531 7541. Todos aqueles que forem favoráveis à aprovação do
Projeto de Lei 7370/2002 de autoria do Deputado Luiz Antonio Fleury podem dar
sua contribuição para que ela se efetive - é simples: basta fazer uma ligação
gratuita para o telefone - 0800 619619 e cadastrar-se apoiando o deferimento do
projeto que propõe uma emenda na lei que criou o Confef, extinguindo suas
incursões ilegais como fiscais na dança, yoga e artes marciais. A dica é
do Sindicato dos Profissionais do Rio de Janeiro que explica ainda que, além de
registrar sua opinião, o atendente perguntará
se deseja encaminhar seu voto a alguém especificamente. O voto deve ser
enviado para o relator do projeto, deputado Gilmar Machado, para todos os
membros da Comissão de Educação, Esporte e Lazer e também para as lideranças
dos partidos. “Caminito - El Tango Que Me Quieras” é um espetáculo dedicado a contar
dançando, cantando e tocando a história da mais famosa manifestação cultural
argentina - o tango. A peça, que tem duração de 100 minutos rende homenagem ao
brasileiro Alfredo Le Pêra, parceiro de Carlos Gardel e autor de “El Dia que me
Quieras” além de outros grandes sucessos. O público poderá desfrutar de números
musicais ao vivo, revivendo clássicos como El
Dia Que Me Quieras, Mi Buenos Aires Querido, Por Una Cabeza, Volver, Adios
Nonino, La Cumparsita, A Media Luz e Caminito. O elenco composto por dez artistas, entre atores, músicos e
dançarinos tem como destaque o bandoleonista Ubirajara Silva, octagenário, que
dedicou 65 anos de sua vida ao instrumento que toca com maestria. Os dançarinos
Áurya Pires e Bob Cunha transformam em movimento toda a emoção e intensidade
dos tangos. Uma ótima pedida para os amantes de um bom programa cultural, o Caminito
fica em cartaz até dezembro no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro antes de
seguir para turnê nacional. O endereço é Rua Prudente de Moraes, 824.Fone: (21)
2523 9794. Depois de passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo, o Momix
continua em nosso país indo à Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto
Alegre. A trupe que não tem vergonha de
divertir e emocionar o público por onde passa oferece virtuosismo, belas
imagens e muitos efeitos para encantar os espectadores - sucesso internacional
que permite ao grupo ter três formações para apresentar sua arte pelos quatro
cantos do mundo. Da programação constam duas peças: “Passion”, voltada para a
espiritualidade e redenção humana e “Super Momix”, uma coletânea das
coreografias mais impactantes do grupo. A turnê nacional conta com os apoios e
patrocínios do Banco Real - Amro Bank, Embratel, Líder Táxi Aéreo e Embaixada
dos Estados Unidos; além do apoio da Lei Federal de Incentivo a Cultura, Lei
Estadual de Incentivo a Cultura do Rio de Janeiro e Lei Municipal de Incentivo
a Cultura de São Paulo. Mas nem por isso os preços são camaradas: para quem
quiser conferir o talento do grupo vale lembrar que os ingressos, mesmo para os
lugares mais modestos são caros. Saiba onde o Momix ainda se apresenta: em
Brasília: Sala
Villa-Lobos, dias 12 e 13. Fone: (61) 325 6240. Em Belo Horizonte: Palácio das Artes,
dias 15 e 16. Fone: (31) 3237 7399. Em Curitiba:
Teatro Guaíra, dias 18 e 19. Fone (41) 322 2628. E em Porto Alegre: Teatro Sesi, dias 21 a
23. Tele entrega Opus: (51) 3299-0800. O Panorama RioArte de Dança, grande
investimento da prefeitura carioca em dança teve sua 12a
edição realizada de 30 de outubro a 09 de novembro. O evento ofereceu em sua
programação um sem-número de opções e propostas, como “os novíssimos”, que
abriu espaço para novos criadores, curadores e críticos, visando a formação e
incentivo aos iniciantes. Residências com artistas internacionais deram
oportunidade de intercâmbio e criação; tomada de espaços públicos com as
polêmicas instalações cênicas de Angie Hiels, levaram a arte contemporânea ao
dia-a-dia da cidade. Houve o espaço para pensar e discutir a dança numa série
de mesas-redondas com os participantes internacionais do Panorama e é claro,
uma série de apresentações nos vários espaços que receberam o projeto,
mostrando principalmente a dança carioca, mas também gente de outros estados e
países, estes últimos, facilitados por uma bem montada rede de parcerias, a
saber: Instituto Goethe, Consulado Geral da
França no Rio de Janeiro, Aliança Francesa, AFAA, Festival Danças na Cidade
(Lisboa), Ministério da Cultura de Portugal, British Council e SESC Rio. A Cia Deborah Colker tem a agenda agitada
para o fim do ano. A segunda quinzena de novembro assiste ao trabalho mais
recente de Deborah - “4 por 4” – em Hamburgo, na Alemanha. No fim do mês e
início de dezembro a calorosa Lyon, na França, recebe a visita da trupe, que
parte então para Londres, onde dança as coreografias “4 por 4” e “Rota”. Os
ingleses que reconhecem e admiram o talento da artista brasileira concederam a
ela o Prêmio Laurence Olivier edição 2001, pelo espetáculo “Mix”.
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