Jornal DAA
Jornal Dança, Arte & Ação
Principal
Edição Atual Edições Anteriores Participe Informativo Fale Conosco
     Rio de Janeiro -
Jornal DAA Cartas - 59

CARTAS DOS LEITORES

       Este espaço é reservado para que o leitor possa expressar sua opinião sobre os mais diversos assuntos relativos à dança.
       Envie cartas, dicas, sugestões para nossas matérias, críticas e o que mais você desejar.
       Participe!
       Rua Carmela Dutra, 82 - Tijuca - CEP 20520-080 - RJ
       O DAA se reserva o direito de, atendendo à exigências de espaço e/ou melhor compreensão, editar as cartas recebidas, mantendo contudo, o sentido original.


Olá, gostaria de saber um pouco mais sobre Alice Arja e a sua Academia de dança. Muito obrigada e beijinhos.

Talita.

Cara Talita, encaminhamos sua mensagem para a própria Alice Arja, que deverá entrará em contato e fornecer informações mais completas.

 

 

Vocês poderiam me fornecer o e-mail do "De Anima" Ballet da Cidade do Rio de Janeiro? Eu estou procurando por Roberto Oliveira, que é um velho amigo meu. Muito obrigado!

Niels

O endereço eletrônico do "De Anima" é: deanima@uol.com.br

 

 

 

Sobre o artigo: "Derrubar é mais fácil - Nos Bastidores da lista da dança de salão" (Considerando n.º 58), onde Luís Florião critica o pensamento desagregador na dança de salão, reproduzindo frases que foram veiculadas na Internet.
Em referência às frases reproduzidas na coluna, Ana Paula concorda com Luís e disserta: acima de um comentário infeliz, está a própria Arte. Porém, não podemos deixar de fazer uma reflexão, diante de tamanha pequenez. O nosso Carlinhos de Jesus, mais uma vez tratou da arte de dançar com profissionalismo, proporcionando ao público brasileiro uma expressão corporal, que lhe rendeu horas de estudo, pesquisa, ensaios e dedicação. Uma vida de entrega e de amor pela dança, que, por si só, se apresenta e é reconhecida pela mídia. O Jaime Arôxa e sua Cia beneficiam e legitimam a dança, enquanto trabalho, dedicação e amor. Através de seu compromisso diário com a arte, ele possibilita aos alunos e bailarinos das suas academias, a alegria e o prazer de dançar. E, com toda certeza, chegou onde está porque não perdeu tempo em festejar o insucesso de ninguém. É triste, porém me sinto obrigada a usar um termo que li neste comentário infeliz: "Uma bosta", no sentido da palavra. É uma opinião desprovida de conhecimento. Paciência, a palavra oportuna, para você que ainda não aprendeu que um gesto pequeno com esse contribuirá de forma eficaz no seu próprio fracasso e no seu próprio tombo. Usemos a nossa capacidade crítica para tecer comentários que agreguem valor, e que venham beneficiar a todos! Fica um questionamento para você e para aqueles que compactuam com atitudes como essas: é possível se tornar melhor, desperdiçando tempo e energia, usando este tipo de mecanismo, sem ética e sem respeito ao próximo?
Ana Paula Diniz - Rio de Janeiro

 

Luís Florião: Parabéns pela matéria onde coloca a Dança de Salão como um todo, independente do Pedro Álvares Cabral. Fora à mídia, todos nós fazemos parte disso. E para mim não é novidade, pois já trabalhei em Escolas de Samba de todos os grupos. O importante é uma nova porta de trabalho para todos, e que a classe se faça mais presente em todos os espaços possíveis.
Bob Cunha - Rio de Janeiro

 

Sou aluna de Educação Física e preciso de material bibliográfico para realizar meu tcc (dança de salão e qualidade de vida de pessoas acima de 50 anos). Será que vocês poderiam me ajudar, já que é tão difícil achar um bom material sobre o assunto?
Mkbrall

Prezada leitora, indicamos endereços na Internet onde você poderá encontrar referências para complementar sua pesquisa:

www.dancadesalao.com - esta página tem monografias sobre dança de salão como terapia. http://www.itaucultural.org.br/Rumos_Danca/producao_intelectual.htm - neste endereço você terá acesso a títulos de trabalhos e monografias que tratam da dança como agente terapêutico que podem auxiliar bastante o seu trabalho.
UERJ junto à terceira idade (
unati@uerj.br) - A Universidade desenvolve um trabalho com dança de salão e idosos, outra preciosa fonte para seu estudo.

 

Gostaria de entrar em contato com a escritora Luciana Hidalgo, pois estou lendo seu livro sobre o Bispo do Rosário e quero montar uma exposição. Grato.
João Carlos

 

Luciana Hidalgo publicou em 1996 o livro "Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto" que serviu de fonte de pesquisa para o monólogo interpretado pelo ator baiano João Miguel e dirigido pelo cineasta Edgard Navarro : "Bispo".

O título do livro serve também à peça com texto de Maurício Arruda Mendonça, direção de João Marcelino e interpretado pelo Grupo Imbuaça: "O Senhor dos Labirintos". Luciana Hidalgo foi responsável pelo projeto editorial e edição da revista Gesto - publicação do Centro Coreográfico do Rio, é redatora do caderno "Prosa e Verso" do Jornal O Globo e você tem duas opções para contatá-la: cecilia@oglobo.com.br ou revistagesto1@uol.com.br . Desejamos sucesso em seu projeto.

 

Parabéns pelo belo trabalho que vocês estão desenvolvendo na área escolar. Estou desenvolvendo um estágio em minha cidade, e me falta conteúdo para aplicação de minhas aulas. Seria possível vocês me enviarem algum material? Ficaria muito grato.
Paulo Henrique

 

Indicamos o livro "Dançando na Escola", de autoria de Isabel Marques - uma coletânea de textos que discute o ensino da dança (a autora assessorou o MEC na confecção dos Parâmetros Curriculares Nacionais). O livro pode ser adquirido via Internet (www.cortezeditora.com.br). É uma leitura ampla que esperamos atenda às suas necessidades.

 

 

Sou professor de dança de salão em Rio Branco, no Acre, e gostaria de algumas orientações a respeito da regulamentação da profissão, pois devo atuar diante do CREF/AC. E, segundo eles, temos até agosto para nos registrarmos. Caso contrário, perderemos nosso direito de trabalho.

Antônio Júnior de Sousa Uchoa

O CONFEF vem investindo contra a área de dança há anos; e, até agora, todas as decisões judiciais obtidas comprovam o que nós já sabemos: dança é arte e seus artífices não devem pagar aos CREFs para trabalhar. Neste momento, a classe de dança em geral está lutando por uma emenda na lei que criou o CONFEF, a fim de demarcar de forma definitiva a área de domínio deles (PL 7370/02). Os professores de dança não têm que se filiar aos CREFs, que são entidades de Educação Física.

Você deve visitar a página do Fórum Nacional de Dança - ali você encontrará as leis que regem o ensino de dança, e poderá entrar em contato com outros profissionais do seu estado que tenham sofrido o mesmo tipo de pressão ilícita. Convém assinar a lista do fórum e participar ativamente em defesa da arte da dança. O endereço virtual é (www.lite.fae.unicamp.br/forumdedanca) . E para registrar-se na lista de discussões, basta enviar uma mensagem para assinar-forumdedanca@grupos.com.br


Jornal Dança, Arte & Ação
Rua Carmela Dutra, nº 82 - Tijuca - Rio de Janeiro -  RJ - CEP.: 20520-080
TeleFax: 21 2568-7823 / 2565-7330

http://www.dancecom.com.br/daa    E-mail: daa@dancecom.com.br


Agenda da Danca de Salao Brasileira