Maria Antonietta Guaycurus de Souza

 

Entre Aspas - Profa. Maria Antonietta Guaycurus de Souza

 

Entre Aspas

 

Símbolo

 

"Encerra-se um ciclo na Dança de Salão carioca. A mestra mais do que a professora de Jaime Arôxa ou Paulo Araújo, foi e sempre será o grande símbolo da Dança de Salão do Rio de Janeiro. Pois apesar de amazonense ela chegou adolescente ao Rio e aqui aprendeu a dar aulas de dança. Também nunca foi a grande dançarina de bailes, sempre foi a grande professora de dança de salão, ativa durante décadas e mantendo a chama do ensino da dança acesa.".

Marco Antonio Perna - 07/04/2009

 


 

 

Passado e presente

 

"Ela foi o elo de ligação entre o passado e o presente, pois em uma época em que as danceterias proliferaram, promovendo o afastamento dos pares, foi ela a responsável pelo resgate da importância da dança de salão. Não bastasse esse fato, ela também representa, na sua essência, a mais viva expressão da dança".

Jaime Arôxa

 


 

Um vínculo muito especial

 

Maria Antonietta (ao centro), Lincon (de joelhos), a irmã Maria de Lurdes (à esquerda), a cantora Elza Soares (ao fundo) e a isntrutora-auxiliar Marilene (à direita). Estudio da TV Manchete, 1998.

 

Antes de lidar com a dança eu era professor de Português e Inglês. Resolvi transportar minha ação de educador para o mundo da dança. Foi quando li no barbeiro uma reportagem na revista Veja, que tinha na capa Carlinhos e Jesus e Jaime Arôxa, no interior Maria Antonietta e uma lista de endereços e telefones. Isto aconteceu há cerca de oito anos. Decidi procurá-la, porque queria conhecer "a papa" da Dança de Salão no Rio de Janeiro.

Descobri uma pessoa encantadora como mestra e um ser humano que tem sempre uma palavra certa nos momentos de alegria e de tristeza. Sua sabedoria e cultura são um tesouro. Construímos um vínculo muito especial, como de mãe e filho. Nos falamos diariamente pelo telefone. Aprendi muito com ela e continuo aprendendo. Todo este aprendizado levo para o meu trabalho em Campo Grande, como professor de dança de adultos e como educador também em danças na Fundação Lar Escola Francisco de Paula, onde participo de atividades com crianças especiais.

Ela me deu as maiores oportunidades que um profissional de dança pode ter, dentre elas a participação no vídeo O Dia-a-Dia de Maria Antonietta, de Silvio Tendler, e no programa de Madalena Bonfiolo, na TV Manchete, onde dançamos juntos.

Prof. Lincon

 


 

Cara e coroa

Ela mostrou a profissional que é aos 13 anos, quando viemos em um navio do Loyld Brasileiro, de Manaus para o Rio. A bordo estava uma grande dançarina de Tango que a tirou para dançar. Ela a acompanhou tão bem que ela avisou à nossa família: "Preparem-se, porque essa menina vai ser um pé de ouro."

Nos duas tocávamos piano. Ela passou para o violino, depois. Chegamos a tocar juntas. Eu continuo tocando em restaurantes e casamentos. É mais fácil eu ir aos bailes, do que ela me assistir. Antonietta poderia ter continuado na música, mas nasceu para a dança. Aprendi a dançar com ela, que me colocava para dançar com os alunos. Eu tenho muito ritmo. Ela tem muito talento e também o dom da palavra. Às vezes a gente briga jogando baralho, mas logo passa.

Maria de Lurdes Guaycurus de Souza, sua irmã gêmea.

 


 

Maravilhosa!

 

Antonietta está sempre interessada em divulgar o Sindicato e passar para os alunos e professores de Dança de Salão a importância da sindicalização. E não para se tornarem mais um associado, mas para saberem valorizar a profissão e contribuírem para o seu reconhecimento. Ela sabe da luta e da necessidade da classe de se fortalecer e se organizar. Embora ela afirme que não foi a precursora da Dança de Salão no Rio de Janeiro, já que outros profissionais ensinaram na cidade desde a Corte, Antonietta é sem dúvida a pessoa que popularizou esta modalidade de dança, tornando-a aceita nos mais variados espaços sociais. Ela colabora conosco, também, avaliando profissionais que buscam o registro sindical.

Quando a vi dançar pela primeira vez fiquei impressionada com a sua técnica, sua energia e sua vitalidade. Ela é maravilhosa!

 

Maria de Lurdes Braga, professora de Dança Clássica e Moderna, Assistente do Corpo de Baile do Teatro Municipal e presidente do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado do Rio de Janeiro.