Autores João e Flávia.
A dança de salão precisa da compreensão da cultura que gerou cada estilo diferente para sua boa prática. Minha sugestão é que o dançarino procure entrar em um personagem diferente a cada estilo que for dançar, de maneira a entrar no espírito da coisa mais facilmente. Isto facilita muito, até mesmo o aprendizado dos passos. Vejamos pois alguns exemplos:
Tango
Cafajeste: Odeie a parceira, mulheres são traiçoeiras, ela vai te abandonar logo que acabar a música. Imagine que ela está dançando com você pensando em outro cafajeste, e que ninguém te ama.
Vagabunda: Odeie o parceiro, afinal ele não vale as calças que veste e merece mesmo um par de chifres. Dance com ele pensando no Al Pacino em 'Perfumes de mulher', afinal o cara era cego, mas muito mais charmoso.
Samba
Nêgo: Imagine que todo mundo está reparando no bum-bum da sua "nega" (a parceira). Não deixe por menos, é o melhor bum-bum do salão, mostre pra todo mundo que você é o tal.
Nêga: Imagine que você tem um bum-bum de parar o trânsito e que todo o baile só repara nisso. Não dê muita confiança pro seu nego (parceiro), pois ele só está querendo se exibir às suas custas.
Forró
Cabra: Imagine que está no meio do sertão, sem lugar pra fugir, e o bando do Lampião esta chegando pra matar todo mundo. Dance muito e tire casquinha do máximo de damas que puder pois sua hora está chegando. É um estilo apressado e guloso
Cabrita: Imagine que você é uma boneca de pano, cole no cabra e deixe ele ter o trabalho todo. O forró não exige muito sacrifício da mulher (a não ser quando o fi' duma égua resolva tirar uma casquinha e ainda por cima estiver com o desodorante vencido. Se for feio, nem se fala)
Lambada
Baiano: Você esta dançando na praia e a areia está quente, não deixe o pé no chão muito tempo. Não exagere para não pegar uma desidratação, isso não é forró.
Baiana: Você é uma atleta das pistas e tem que fazer o maior número de movimentos por segundo, sem perder o rebolado. O prêmio no final é um Massageator Ultra Turbo Tabajara.
Bolero
Romântico: Não é possível dançar bem o bolero se não for com a amada, ao som do trio Los Panchos. Em qualquer outra situação dance só uma e faça o maior número de passos que puder.
Romântica: Não é possível dançar bem o bolero se não for com o amado, ao som do trio Los Panchos. Em qualquer outra situação aproveite para pensar nas contas que você tem que pagar.