Clique na imagem para ver a página deste site no facebook
|
Siga-nos
| |
|
Biografias da Dança de Salão de Marco Antonio Perna
Biografias e Históricos da Dança de Salão do Rio de Janeiro de Marco Antonio Perna |
Volta para página principal
Maria Antonietta
Jaime Arôxa
Carlinhos de Jesus
Jimmy
Orquestra Tabajara e Severino Araújo
Orquestra Cuba Libre
Osquestra Tabajara de Severino Araújo |
Nascido em João Pessoa, compositor, regente, arranjador e instrumentista, reuniu instrumentistas brasileiros e criou a Tabajara com seu estilo próprio atravessando modismos e período de difícil divulgação da música popular brasileira, desde 1985.
Conseguiu atingir o recorde de quase 13 mil apresentações nos salões de baile, fazendo registro no "Livro dos Recordes" como a mais antiga orquestra do mundo em evidência.
1 maestro, 5 Saxofonistas, 4 trombonistas, 4 trumpetistas, 2 bateristas, 2 percusionistas, 1 pianista, 1 baixista, 1 guitarrista e 2 crooners.
Lançada em 1988 na Domingueira Voadora do Circo Voador, sob a regência do maestro Francisco Araújo (filho de Severino Araújo, da Tabajara). Entre suas realizações estão a reinauguração do Teatro Carlos Gomes, o Baile da Cidade do Rio de Janeiro, entre outras. Em qualquer evento que comporte uma orquestra, a Cuba Libre estará presente, como casamentos, bodas, aniversários, bailes de formatura, reveillon, carnaval, etc, em clubes, salões, feiras, hotéis, casas noturnas, etc.
Francisco Araújo, que nos anos 60 e 70 foi baterista do grupo Quarteto em Cy, e de artistas como: Vinícius de Moraes, Dorival Caymmi e Baden Powell, optou por lançar uma orquestra, que executa Ray Conniff, Henri Mancini, Frank Sinatra, Pixinguinha, Noel Rosa, Ary Barroso, Tom Jobim, Jorge Benjor, Tim Maia, Gonzaguinha entre outros.
Formação:
1 maestro, 3 Saxofonistas, 2 trombonistas, 3 trumpetistas, 1 baterista, 1 percusionista, 1 tecladista, 1 baixista, 1 guitarrista e 3 crooners.
Carlinhos de Jesus, com certeza é o dançarino e professor de dança de salão mais conhecido por todas as mídias. É carioca de Cavalcante e aquariano de 27 de janeiro de 1953, formou-se em pedagogia pela SUAM. Teve a benção do pai, seu Amarante, um policial, para aprender a dançar. Frequentou festas desde os 4 anos levado pelo pai. Aos 8 anos (aparentando uns 12) era disputado para dançar valsa com debutantes. Aprimorou seu estilo nas gafieiras tradicionais, a Elite, o Clube Paratodos, a Vera Cruz. Aprendeu vendo os grandes dançarinos.
Aprendeu a sambar na sua escola do coração, a Em Cima da Hora. Foi passista e mestre-sala e se tornou um apaixonado pelo ritmo. Carlinhos desfila na Em Cima da Hora desde os dez anos. Antes de ser dançarino já era sambista.
Antes de se firmar como dançarino profissional, chegou a trancar a faculdade para vender absorventes higiênicos e xampus da Johnson, antes de conseguir emprego como recreador de educandário de menores delinquentes da Feem, onde chegou a promover bailes para os menores. Começou a participar de shows na Zona Oeste, vestiu o personagem de malandro de chapéu panamá , camisa listrada e calça larga de linho, coreografou Edson Celulari no Filme "A Ópera do Malandro" e finalmente ficou conhecido fazendo shows com Elba Ramalho, em 1989.
Sua academia é dirigida por Estelinha Cardoso, grande dançarina e sua sócia na academia, que também é de Cavalcante.
Coreografias Teatro - Delicadas Torturas Cinema - Orquídea Selvagem, Banana Split, Lambada o Filme, Ópera do Malandro, Moon over
Parador
Shows
Encanto (Elba Ramalho), Viver de Amor é Bom (João Nogueira), Shows próprios com sua banda "Lua Nova", Show "Pérolas" (Beth Carvalho), Beto Barbosa etc.
Workshop por todo Brasil e exterior.
Prêmios
1985 - 'Estandarte de Ouro' - Melhor Passista masculino do Carnaval - Rio de Janeiro.
1985 - 'Prêmio "Hors Concours' - Melhor dançarino popular do Rio de Janeiro.
1990 - 'Antena de Ouro' como coreógrafo e dançarino, destaque no ano.
1992 - 'Medalha TIRADENTES' condecoração maior da Assembléia Legislativa do RJ
1995 - 'Medalha PEDRO ERNESTO' Título de 'Comendador' - Condecoração maior dada pela Câmara dos Vereadores do RJ 1995 - "DESTAQUE DO CARNAVAL 1995" oferecido pelo Conselho do Carnaval da Cidade do Rio de Janeiro - Museu do Carnaval
1996 - 'Antena de Ouro' como coreógrafo e dançarino, destaque no ano.
Carlinhos é sempre requisitado para preparação corporal de vários artistas nacionais e internacionais. Único dançarino popular com participação especial no "Rock in Rio", 1991 no show Elba Ramalho.
Homenageado no Carnaval do Rio de Janeiro de 1995 com o enredo "No Reflexo do Espelho a
Arte de Dançar" pela escola de samba Em Cima da Hora.
Jimmy, quando começa a dançar samba de gafieira, mostra porque se diz que o negro tem a dança, e principalmente, o samba no sangue. Nasceu em 2 de março de 1965.
Teve passagem pela academia de Jaime Arôxa como aluno, e sua academia já esteve em Botafogo; como Studio Jimmy no Catete, R.Corrêa Dutra 38 e agora Centro de Dança Jimmy na Glória, sempre com sócios diferentes.
Seu estilo de samba de gafieira domina quando se está dançando samba rápido.
Se você quer aprender samba de gafieira, é passagem obrigatória. A não ser que se aprenda a dançar com outro professor com estilo de samba rápido. Sua partner é Yolanda Reis
A seguir o histórico de algumas danças populares. Se alguém tiver alguma
contribuição, seja até mesmo discordando, entre em contato por e-mail. As mensagens abaixo
foram recebidas por contribuição, via email, e até o momento não se sabe os autores. Se alguém descobrir, informe que os créditos
serão colocados.
Lambada
Pelo que consta nos anais da história, a lambada já é bem antiga, pois nos idos dos anos 30,
Getúlio vargas a proibiu por considerá-la indecente e imoral.
Mistura de maxixe, forró, merengue, salsa e outros ritmos, ela so veio a ser conhecida do grande
público em 1987, quando um baiano-teixeira saiu de Porto Seguro e aportou no ex-lira paulistana,
inaugurando a lambateria i.
A febre da lambada esquentou a um tal ponto que vieram outras casas de sucesso como o Rala-côxa,
Porto seguro, Lambar, Mel e Reggae night.
A partir de 89 o ritmo ganha o mundo atraves do grupo Kaoma, sendo composto em sua maioria por
dancarinos advindos do Lambar. O sucesso foi grande, levando vários grupos a Europa, Japão, América
Latina a fazerem apresentações desse contagiante e delicioso ritmo.
As casas funcionavam de terça a domingo, sempre abarrotadas de gente, porém, desde 1995 o interesse
pelo gingado sensual da lambada foi decaindo, sendo que hoje existe somente o Lambar: explorando o
Zouk.
Lundu
Dança de origem afro-negra trazida pelos escravos bantos da região de angola e congo. Não se pode precisar quando a palavra aparece no brasil. As primeiras referências conhecidas trazem a data de 1780 e descrevem a dança como licenciosa e indecente, havendo autores que a confundem com o batuque das senzalas. No fim do século xviii, o lundu já aparece como cancão solista. Em 1792, são publicados os primeiros exemplares de lundu. Transportado para as partituras, o lundu galga os salões da média e alta burguesia, como canção e até como dança refinada. A a partir do século xix, aparecem variantes do lundu, como a tirana, de caráter espanholado, a chula, o miudinho, dança sobre a qual o próprio d. Pedro i compôs uma variação. Aceito por todas as camadas sociais e com entrada franca nos meios da aristocracia, o lundu passa a ser apresentado nos teatros, quer como dança, de caráter licencioso e lúbrico, quer como canção solista, de caráter sensual ou cômico. A moda do lundu se estende dos primeiros anos do século xix até 1920. Em meados do século xix e a partir do aparecimento da polca , em 1845, as casas impressoras de música começa a lançar no mercado exemplares que denunciam o processo de fusão do lundu com outras danças binárias importadas. As últimas décadas do século xix marcam o apogeu do lundu, que fundido com as outras danças ( o tango, a habanera, a polca) deram origem à primeira dança genuínamente brasileira - o maxixe.
Havaneira
Dança de salão originada da habanera cubana esteve em voga em fins do século xix e inícios do século xx, após o fastídio da polca, do xótis e da mazurca. A habanera foi um dos elementos formadores do maxixe, exerceu influência sobre o samba urbano brasileiro.
Polca
Originalmente dança rústica da boêmia chegou à praga, em 1837, transformando-se em dança de salão. Binária de andamento allegro, a polca foi apresnetada a primeira vez em 3 de julho de 1845, no teatro são pedro, no rio de janeiro. Tornou-se mania a ponto de formar a sociedade constante polca. De dança de salão, a polca logo ganhou teatros e ruas, tornando-se música eminentemente popular.
Xótis
Dança de salão para pares de origem alemã, muito difundida na inglaterra e na frança por volta de 1848. No brasil foi apresentada pela primeira vez no rio pelo professor de dança josé maria toussaint, com o nome original inglês de schottische.chorões do século xix compuseram xotis que, recebendo versos, era acompanhadas ao violão, convertendo-se em modinhas.
Tango
Dança cantada originária da andaluzia, espanha, onde surgiu por volta de 1850-1855. Expandindo-se pelas américas na década de 1860 aclimatou-se em alguns países sul-americanos. Na argentina fundiu-se com a habanera cubana e com a milonga criolla e por 1880 já apresentava características nacionais argentinas, com as quais iria se internacionalizar sob o nome de tango argentino. No brasil, o processo de fusão se dá com a havanera, a polca e o lundu, apresentando já nos fins da década de 1870, inidícios evidentes de nacionalidade brasileira através do maxixe e do tango brasileiro, cujos modelos mais definidos foram fixados na obra do compositor ernesto nazareth.
Maxixe
Dança urbana, surgiu nos forrós da cidade nova e nos cabarés da lapa no rio de janeiro, por volta de 1875. Estendendo-se aos clubes carnavalescos e aos palcos dos teatros de revista, enriqueceu-se com grande variedade de passos: parafuso, saca-rolha, balão , carrapeta, corta capim, etc. Dançado inicialmente ao ritmo do tango, da havanera , da polca ou do lundu. Só nos fins do século xix as casas editoriais consideraram-no um gênero musical, imprimindo as músicas com essa classificação.primeira dança genuinamente brasileira, do ponto de vista musical, pela parte rítmica, resultou da fusão do tango e da havaneira.da polca, herdou o andamento, com adaptação da síncopa afro-lusitana. No início do século alcançou grande sucesso nos placos europeus, sendo apresentada com requintes coreográficos pelo dançarino duque, na frança e na inglaterra, em 1914 e 1922. Confundido por alguns historiadores com tango espanhol e a habanera cubana, distingue-se entretanto desses generos pelo caráter lúbrico e lascivo da dança, pela sincopação e pela vivacidade rítmica da música. O maxixe é o ritmo que deu origem ao samba europeu.
Batuque
Dança considerada originária de angola e do congo. Sinônimo de batucada é talvez a dança brasileira de mais antiga referência, tendo sido assinalada no brasil e em portugal já no século xviii. É realizada em roda da qual participam não apenas os bailarinos, mas também os músicos e os espectadores a introdução da dança chama-se baixão e é executada pelo violeiro. No centro da roda fica um dançarino-solista ou um ou mais pares que se incumbem da coreografia. Consiste em forte marcação pelos quadris, sapateados, palmas e estalar de dedos. Apresenta como elemento específico a umbigada- que o bailarino ou bailarinos solistas dão nos figurantes da roda escolhidos.
Samba
Palavra provavelmente procedente do quimbundo semba (umbigada) empregada para designar dança de roda de coreografia semelhante ao batuque. A origem africana do samba é facilmente esclarecida. Com a vinda dos escravos da áfrica para o brasil, com eles vieram suas músicas e suas danças e , ao que tudo indica foi na bahia onde começaram as primeiras sessões de samba, ou seja danças de negros, sagradas e profanas. A grosso modo pode-se dizer que o samba como dança chegou ao rio de janeiro no final do século xix, quando surgiu na pedra do sal, no bairro da saúde o primeiro rancho do rio de janeiro, o rancho das sereias, formado quase só por elementos da colônia baiana e que precedeu outro rancho famoso: o dois de ouros. A influência da grande cidade no samba tornou-o uma dança também de pares enlaçados.da mesma forma que o batuque, desde o início do século xix a palavra samba estendeu-se como a designação de qualquer tipo de baile popular, sinônimo de arrasta-pe, bate-chinela, pagode, xiba, zambê.a música é sincopada, de compasso binário ou quaternário.
Agenda da Dança de Salão Brasileira - dancadesalao.com.br
Copyright © 1997 Marco Antonio Perna
|