dancadesalao.com
   Início  |  Loja  |  Fotos  |  Artigos  |  Contato 







Clique na imagem para ver a página deste site no facebook


Siga-nos











Confederação Brasileira de Dança Esportiva traz treinador internacional para Jundiaí

Confederação Brasileira de Dança Esportiva traz treinador internacional para Jundiaí

De 6 a 10 de setembro de 2006, o treinador e dançarino alemão Marco Sietas ministrou um curso intensivo de dança esportiva na ESEF, para cerca de 50 profissionais das áreas de Educação Física e Dança de Salão ligados à Confederação Brasileira de Dança Esportiva. Praticante a Dança Esportiva há 34 anos, o professor Marco ostenta os títulos de vice-campeão europeu e campeão alemão, e hoje em dia é considerados um dos melhores treinadores da International Dance Sport Federation IDSF, sendo responsável por vários dos pares campeões mundiais. É natural de Hamburgo (Alemanha) e desde 1992 vive em Barcelona, onde teve participação decisiva na introdução e divulgação da modalidade na Espanha.

Participaram do curso, entre profissionais vindos de diversas cidades do Estado de S.Paulo e do Brasil, a vice-presidente da Confederação Brasileira de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, Luciene Rodrigues, que já se apresentou, com seu parceiro cadeirante, na novela "América" da Rede Globo, bem como Anete Cruz, que com seu marido Cabral ganhou o Campeonato Aberto de Malta de Dança em Cadeira de Rodas, em 2004, e ainda vários dos profissionais que farão parte do elenco do programa "Dançando com as Estrelas" da rede de televisão SBT a partir de outubro.

O conteúdo do curso focalizou, em primeiro lugar, a técnica específica das diferentes danças que fazem parte do programa de campeonatos internacionais: Valsa Lenta, Tango europeu, Valsa Vienense, Foxtrot Lento e Foxtrot Rápido entre as Danças Standard (ou Européias) e Samba internacional, ChaChaCha, Rumba, Paso Doble e Jive (uma forma de Rock 'n Roll) entre as Danças Latinas. Nesse sentido, o curso deu continuidade aos cursos já desenvolvidos anteriormente pela Confederação Brasileira de Dança Esportiva ao longo do ano de 2006, durante os quais foram apresentados os fundamentos dessa modalidade tais como figuras e posturas básicas, regras, critérios de avaliação entre outros. Assim, ofereceu aos participantes aprofundar seus conhecimentos e exercitar-se com o acompanhamento de um treinador de nível mundial. Para dar continuidade a esse processo, o professor Marco deverá voltar dentro de alguns meses para trazer ao Brasil mais do seu vasto conhecimento e experiência, no intuito de promover a modalidade no Brasil.

Ao contrário de outros continentes, onde a Dança Esportiva é praticada há 100 anos (o primeiro campeonato mundial foi realizado em 1907 na França), na América Latina a Dança Esportiva começou a ser praticada apenas há poucos meses. Dos 84 países membros da IDSF, os mais recentes são o Brasil, a Argentina, o Chile, o Mexico entre outros, sendo responsável por alguns poucos dos mais que 4 milhões de praticantes federados em todo o mundo. A IDSF já é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional, e luta para que a Dança Esportiva esteja entre as próximas modalidades a serem incluídas nos Jogos Olímpicos. As chances são muito boas, já que um campeonato de Dança Esportiva é um evento muito vistoso e por isso, em muitos países desenvolvidos, é uma das modalidades esportivas de maior audiência na TV. Além disso, é um esporte altamente saudável, como mostram pesquisas feitas pela ciência do esporte italiana e alemã, que comprovaram que, por exemplo, o esforço de um par dançando um Foxtrot Rápido, equivale a uma corrida de 400 m rasos.

A Escola Superior de Educação Física de Jundiaí junto com a Confederação Brasileira de Dança Esportiva, sediada em Jundiaí, conseguiu realizar, com amplo apoio financeiro da IDSF, mais esse evento de divulgação de uma modalidade esportiva, oferecendo aos profissionais já formados e em formação uma alternativa de trabalho que vem de encontro a duas das paixões brasileiras: dançar e competir, e assim se apresenta como uma alternativa ideal de atividade física saudável e motivante para toda a população brasileira.


Bettina Ried

 



Agenda da Dança de Salão Brasileira - dancadesalao.com.br
Copyright © 1997 Marco Antonio Perna